CSER PROMOVE DIA DO EMPRESÁRIO DA INDÚSTRIA

Evento reuniu empresários da região de Araçatuba

Araçatuba foi sede de mais um evento do “Dia do Empresário da Indústria”. O evento, promovido pela Central de Serviços (Cser), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e que tem o apoio da CNI – Confederação Nacional da Indústria, contou com a parceria do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), e reuniu empresários das principais cidades da região.

De acordo com o diretor da Cser, Paulo Henrique Schoueri, um dos objetivos da ação é estimular o associativismo e mostrar que o empresário é mais forte a partir do momento que se une. “As empresas têm que ser atendidas e o Sindicatos precisam usar tudo o que a Fiesp disponibiliza”.

O diretor apresentou cada departamento da Fiesp, explicando rapidamente o que eles podem oferecer para os Sindicatos. Após a apresentação da Fiesp, a diretora do Centro de Atividade do Sesi de Araçatuba, Salete Surani, apresentou o que a unidade oferece aos funcionários da indústria. “O grande ganho nosso é divulgar todos os serviços do Sesi que são tanto para funcionários como para a família do funcionário da indústria”.

O coordenador pedagógico do Senai Duque de Caxias, também em Araçatuba, Misael Pinheiro, passou alguns vídeos explicando o trabalho da unidade e ressaltou que o interesse da instituição é manter a competitividade da indústria brasileira. Além dos cursos fixos, ele mostrou o trabalho das unidades móveis e os demais projetos educacionais.

Um vídeo institucional apresentou um pouco do trabalho do Sinbi, e o presidente Antenor Marques chamou atenção dos presentes para o lançamento da campanha “Indique um Sonho”, que tem por objetivo trazer pessoas portadoras de deficiências para o mercado de trabalho.

Para Antenor, a grande vantagem desse tipo de evento é a possibilidade de aproximação com os empresários que estão um pouco mais distantes. “Esse trabalho que a CSer vem fazendo de estimular o associativismo é extremamente importante e vem de encontro com o trabalho que nós do Sinbi fazemos de longa data e que vem dando resultado”.

O evento foi finalizado com a palestra “Perspectivas Econômicas 2014”, conduzida pelo Gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Moreira. Segundo ele, 2013 foi um ano otimista de recuperação. No entanto, 2014 não demonstra o mesmo sentimento. “O grande problema é que o empresário está com a sensação de que este ano não será exuberante. Esta queda de confiança é o principal fator que emperra o desenvolvimento. Se acreditarmos que o cenário não está bom, com certeza não faremos investimentos”, explica.

Para Moreira, o otimismo pode ser recuperado a partir do momento em que se troca o modelo de importações e se prioriza a produção nacional. “É preciso investir na qualidade a fim de aumentar a competitividade do empresário nacional da fábrica para fora, visto que da fábrica para dentro ele é competitivo e está melhor ou igual a qualquer outro”, afirma.

O vice-presidente setorial do Sinbi, Samir Nakad, falou sobre os benefícios ofertados pelo Sesi e Senai, ressaltando a necessidade da valorização daquilo que saí do próprio bolso. “A importância é que um evento como esse abre nossa mente para informações que às vezes não lembramos no dia a dia”.

O vice-presidente Nelson Giardino destacou o papel da parceria Fiesp e Sindicatos como apoio à indústria. “É um evento que aproxima o Sindicato e a Fiesp, que por sua vez tem muito recurso para apoiar o empresário, assim como o Sinbi faz com a Universidade Corporativa, ou seja, traz a informação e mostra o que está acontecendo de novo”.

Depois das palestras os presentes se reuniram em um coquetel, e aproveitaram para trocar ideias. “Acho que as informações precisam ser repassadas sempre, pois muita coisa vai caindo no esquecimento na correria do dia a dia. Isso fortalece e nós aprendemos”, ressaltou a associada do Sinbi Elizabete Buono.

Marcos Noale também gostou do evento. “È interessante para ampliar nosso conhecimento sobre tudo que o Sesi, o Senai e a Fiesp proporcionam”. João Carlos da Silva, destacou a palestra econômica. “Foi uma explanação breve, mas muito realista do nosso mercado”.

Comentários não são permitidos.