PALESTRA EXPLICA COMO ATUAR NA BOLSA DE VALORES

O Sampapão promoveu no dia 24 de junho, a palestra “Captação de Recursos”. Ministrada pelo professor do Instituto Educacional BM&FBovespa, José Alberto Netto Filho, a palestra abordou o papel da BM&FBovespa, o que são as ações e como abrir o capital.

O palestrante explicou que a Bolsa de Valores atende às necessidades dos clientes, como captação de recursos e gerenciamento de risco. Ele contou como funciona o sistema financeiro nacional, criado para organizar o setor, e que deu origem ao Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários e as operadoras.

008

Um ponto destacado pelo professor é que só é possível entrar na Bolsa através de um corretor e que essa regra faz parte do sistema financeiro do país. O professor também explicou sobre a abertura de capital das empresas.

Segundo ele, o que leva uma empresa a abrir o capital é sua necessidade de recursos ou um conflito. Como exemplo citou as empresas familiares, em que um dos sócios decide se retirar e os demais não possuem recursos para adquirir essa parte.

Com a abertura do capital, a empresa ganha novos sócios e passa a ter uma postura mais profissional. “Ela terá que mudar seu jeito de administrar, começar a trabalhar com metas, mudanças na gestão, pois será necessário buscar um retorno de capital e gerar uma imagem mais clara para o mercado”, explica.

005

O professor José Netto explicou o que é uma ação e seus tipos, e destacou os fatores nacionais e internacionais que influenciam o rendimento dessas ações. Outro ponto apresentado por ele foi a questão do Mercado Primário e o Secundário, a garantia de pagamento em caso de quebra da corretora e a função principal da Bolsa, que é monitorar o ambiente de negócio.

 

Comentários não são permitidos.