A ABFA – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas, Abrasivos e Usinagem, participou da abertura oficial da 15ª Feimafe – Feira Internacional de Máquinas – Ferramenta e Processos Integrados de Manufatura, no dia 18 de maio, no Anhembi, em São Paulo.
Além da ABFA participaram da abertura a Abimaq, Abimei, Ceise BR, Desenvolve-SP, BNDES, Sebrae, entre outras. Segundo Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Feimafe é o melhor ambiente para o público qualificado entrar em contato com as maiores e mais inovadoras empresas do setor metalmecânico. Temos esse ano o Premium Club Plus com três mil compradores e as Rodadas de Negócios com 50 reuniões já confirmadas”.
O presidente da ABFA, Milton Rezende, lembrou a tradição da Feimafe e a história que divide junto da feira da Mecânica, também do portfólio da Reed. “Há 30 anos nos reunimos porque a Feira da Mecânica não comportava mais o tamanho do setor de máquinas-ferramenta e ferramentas. Divulgamos a Feimafe, junto com a Alcântara Machado, por toda América Latina. A ferramenta é o princípio de tudo, desde os tempos das cavernas. Em algum lugar do mundo sempre haverá alguém produzindo alguma coisa, e lá existirá uma ferramenta”.
Ennio Crispino, presidente da Abimei – Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais, falou sobre a importância da internacionalização da feira. “A feira é internacional tanto pela presença de visitantes e expositores de fora do país, e a cada edição está mais globalizada. Como deixar de fora os fabricantes de máquinas importadas? A Abimei sempre se pautou na confiança que possui na indústria nacional”.
O Coordenador do Centro de Competência em manufatura (CCM) do ITA, Jefferson Gomes, falou sobre o estande temático montado na feira e comemorou o sucesso do trabalho que o centro de pesquisa tem efetuado junto das empresas do setor metalmecânico. “Nos últimos 10 anos atendemos 100 empresas somente do setor de manufatura. As máquinas que estão sendo compradas aqui, ao chegar nas indústrias, terão somente 20% de suas funções exploradas. Por isso é preciso investir em capacitação. Nesse sentido temos trabalhado com o Senai pela melhora da mão de obra”.
NOVO ANHEMBI
Uma das novidades da abertura da Feimafe foi a divulgação por parte da SP Turis, da reforma do Anhembi. Serão investidos R$ 40 milhões para uma reforma em parceria público-privada, conforme anunciado pelo secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Wilson Poit.
O Parque Anhembi foi dividido em três áreas: arena de shows, pavilhão, e novas possíveis instalações como hotel e edifício-estacionamento. Entre as melhorias previstas estão transporte público integrado com a estação Portuguesa-Tietê do metrô, climatização e estrutura modular. “Além do novo Anhembi, já estamos investindo R$ 40 milhões para uma reforma urgente, para melhorar estrutura elétrica, segurança, banheiros, entre outros itens.Estas ações terão efeito ainda este ano”.