Representantes da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM/CUT) entregaram hoje 07/07/2016, pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016, aos Sindicatos Patronais.
Participaram do encontro representantes dos Grupo XIX-III (Sicetel, Simefre, Siamfesp, Sindratar, Sindicel, Siescomet e Sinafer), dentre outros. Antes de receber a pauta dos trabalhadores o representante dos empresários, Carlos Eduardo Trombini, presidente do Sindratar-SP, aproveitou para entregar uma pauta elaborada e subscrita por alguns Sindicatos Patronais.
Trombini ressaltou se tratar de um ano difícil e agradeceu a presença das lideranças . Segundo ele, o objetivo maior do Grupo é garantir empregos. Ele comentou o momento atual e o esforço que os empresários estão fazendo para sobreviver. “Queremos o desenvolvimento, queremos trabalhar juntos”, afirmou.
O presidente da FEM/CUT, Luiz Carlos da Silva, afirmou esperar um entendimento entre os patrões e empregados. Segundo ele a categoria soube avaliar a situação do país na elaboração da pauta, mas o principal objetivo é não permitir que o trabalhador seja prejudicado. “Devemos pensar em manter o emprego, podemos ser criativos. Nossa posição é dialogar para que o trabalhador não seja penalizado. Mas não podemos esquecer que estamos em lados opostos no que diz respeito à terceirização.” Silva espera que esse tema não prejudique as negociações e afirma que o trabalhador não pode pagar a conta.
O assessor jurídico da Federação explicou a metodologia utilizada para elaboração da pauta dos trabalhadores e entregou formalmente o documento a cada um dos representantes presentes.