O Sampapão realizou no dia 13 de dezembro a entrega do “Prêmio Jornalismo 2016”, uma iniciativa que tem por objetivo estimular e aprimorar a divulgação na mídia impressa, rádio e eletrônica, do setor de panificação, seus produtos e a Escola IDPC, bem como a divulgação dos benefícios do pão à saúde dos consumidores.
Este ano 58 matérias foram inscritas. Abrindo a solenidade de entrega do Prêmio, o presidente Antero José Pereira parabenizou a todos e agradeceu a atenção que a imprensa dá à panificação. A premiação começou com a entrega das menções honrosas para os quintos e quartos colocados de cada categoria que também receberam um tablet.
Os três primeiros colocados em cada categoria ganharam uma passagem para Paris, mais 1500 Euros; os segundos colocados receberam uma passagem para Portugal, mais 1000 Euros e os terceiros uma passagem para Buenos Aires, mais 500 dólares.
Na categoria Mídia Impressa a terceira posição ficou com André Gomes Bento, da revista Saúde, com a reportagem: Glúten: Pode ou não pode? No segundo lugar ficou a jornalista Marleine Cohen, do Jornal DCI, com a matéria: Pão Italiano, a receita que curou. O primeiro lugar ficou com Marjorie Zoppei Masson, da Revista VIP, com a matéria: Café para a noite.
Na categoria Rádio o terceiro lugar ficou com o jornalista José Nello Marques da Rádio Sonho, com a matéria: Padarias enfrentam o pão pirata e as mulheres assumem as padocas. O segundo lugar ficou com o jornalista Marcelo Henrique Andrade, da Rádio CBN de João Pessoa, com a matéria: Uma vida de pão e superação. O primeiro lugar foi conquistado pelo jornalista Carlos Alberto Maglio, da Rádio Câmara São Paulo, com a matéria: O pão faz parte da vida em diversos sentidos.
O primeiro lugar na Mídia Eletrônica ficou com a equipe do Jornal da Record, com a série de reportagem: Saindo do Forno. O segundo lugar ficou com Pedro Mantoan, com o programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, com a matéria: Padarias apostam em pizza para fugir da crise e faturam R$ 84 milhões. O terceiro lugar foi conquistado por Marcelo Brasil, da Rede Globo, com a matéria: Preços nas padarias nas 5 regiões de São Paulo.
Segundo a produtora do Jornal da Record, Rosana Teixeira Castro a matéria começou a ser desenvolvida com ajuda do Sampapão. “Foi uma grande surpresa e um grande desafio contar a história do pão de uma forma que atraia o telespectador. Depois a gente fez esse caminho, a equipe viajou por Lisboa, Roma e pelo interior da França. Fizemos um trabalho muito intenso para conseguir transformar tudo isso numa série especial.”
Ao final da solenidade o presidente fez questão de entregar uma pequena lembrança a cada um dos participantes do Prêmio presentes ao evento, ressaltando mais uma vez a felicidade em realizar a premiação. “O objetivo do prêmio é o reconhecimento da imprensa para o nosso setor. Esse prêmio é uma retribuição do carinho que eles têm conosco durante todo o ano.”