O Sindratar-SP (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo) ficou em segundo lugar na categoria Modernização Sindical, do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, promovido no último dia 7 de outubro, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Na abertura do evento o diretor Titular do Departamento Sindical e de Serviços /Divisão de Serviços, Paulo Henrique Schoueri, afirmou que o objetivo da premiação é multiplicar o conhecimento trocando experiências bem sucedidas e assim contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento dos Sindicatos.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, destacou que o Prêmio obedece a mudança de comportamento pela qual passam os consumidores e as instituições. O vice-presidente da Fiemg, Roberto de Souza Pinto, afirmou ser um “enorme orgulho para os Sindicatos da indústria mineira, participar desta solenidade.”
O diretor Institucional e Jurídico da Fiesc, Carlos José Kutz, destacou a importância de participar de um evento tão importante para os Sindicatos, principalmente no momento em que todos precisam se reinventar para representar e prestar serviços aos empresários.
O presidente Paulo Skaf também ressaltou o momento vivido pelo país e pelas entidades sindicais. “É muito importante para nós estarmos nesse evento num momento tão importante para os Sindicatos, em que temos que nos reinventar para representar e prestar serviços aos empresários. Esse é um desafio que tem que ser empregado com muita dedicação.”
Este ano foram contempladas três categorias: comunicação; produtos e serviços; relacionamento com o associado e programas de associativismo; defesa setorial e modernização sindical. Foram premiadas as três iniciativas mais votadas, começando pelas Federações visitantes.
O Sindratar-SP foi premiado pela prática: Hackathon Maker AVACR. Para o presidente Carlos Eduardo Trombini, foi o reconhecimento de um trabalho que leva em consideração os novos tempos que os Sindicatos estão enfrentando. “Estamos muito satisfeitos por esse reconhecimento e por fazermos parte da modernidade. Agradeço nossa equipe, nossa diretoria, por tudo que eles têm suportado e apoiado no nosso dia a dia. Acostumei a dizer que não somos mais um Sindicato, somos uma agência de transformação de negócios. Esse prêmio reconhece que o projeto Hackathon Maker no nosso mercado é uma novidade, uma inovação. É dar oportunidade para as empresas pensarem no movimento de tecnologia e inovação. Fico muito satisfeito.”