A ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência) realizou no dia 20 de julho o lançamento da primeira edição do Anuário da entidade. O material apresenta informações sobre a dimensão do mercado, dados sobre qualidade e segurança dos equipamentos, certificações exigidas e a legislação em geral.
O projeto foi iniciado na administração anterior, quando o presidente era o engenheiro Maurício Prado Alves e concluído no início de 2023, na administração de Bruno Rosas, atual presidente da ABIEPS.
Durante o evento de lançamento, Rosas destacou que a proposta do Anuário é combinar as várias informações que estão disponíveis no mercado, consolidando um único documento. “A gente quer fazer com que o Anuário seja um instrumento básico, rápido, de consulta de boas práticas. Nós temos um manual de boas práticas no site, a ideia é convidar que as pessoas entrem no manual, para focar mais no detalhe de cada ponto que a gente coloca no nosso Anuário. Ele tem o objetivo muito claro e ele está muito alinhado com o que a ABIEPS tem feito nesse setor. Em comum, um trabalho em conjunto com a própria ABIMAQ, hoje a gente tem um projeto de pauta única, e esse trabalho ABIEPS/ABIMAQ, quer justamente levar para o mercado as boas práticas internacionais.”
O ex-presidente Maurício Prado também agradeceu a todos pelo período em que esteve à frente da entidade e comemorou a concretização da sinergia ABIEPS/ABIMAQ. “O mercado precisa da nossa união, do nosso esclarecimento.Tenho circulado pelos Fóruns e um apoio técnico tem sido cada dia mais necessário. Torci muito pelo Anuário, tenho a certeza que será o primeiro de muitos.”
A produção do Anuário foi feita pela AZM Comunicações, sob a coordenação da jornalista Ana Azevedo. “Foi um trabalho muito rico e que contou com muito esforço dos especialistas da ABIEPS. Realizamos um importante trabalho de pesquisa e levantamento de dados e acredito que o resultado foi o melhor possível. Agradecemos muito a oportunidade dada inicialmente pelo Maurício Prado, que confiou no nosso trabalho e ao Bruno e toda a diretoria atual.”