Osmar Spinussi Junior, diretor executivo e jurídico do Sincobesp, recebeu mandato de dois anos (14/06/2024 até 13/06/2026) atribuído pelo Senai-SP como membro titular do Conselho Consultivo Setorial na área de Insumos Agropecuários e Indústria Extrativa, através de indicação do SINCOBESP.
Tecnologia e inovação são dois pilares que sustentam a indústria mundial atualmente. Referidos pilares são priorizados pelas instituições Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Sesi (Serviço Social da Indústria), que constituem referências nacionais e internacionais de qualidade e modelo de ensino técnico e formação profissional.
O Senai-SP esclarece que foram criados 15 Conselhos Consultivos Setoriais, que abrangem áreas específicas de interesse do setor industrial. A instituição reforça que cada Conselho terá como incumbência identificar e comunicar as necessidades de formação profissional de sua área específica, sugerindo medidas adequadas ao seu equacionamento e solução, com vistas a buscar melhorias de extensão tecnológica, pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de propor atualizações em programas de formação profissional.
Assim, os conselheiros irão sinalizar rotas tecnológicas relevantes para o incremento da competitividade das indústrias, divulgando ainda junto às empresas de seu segmento as atividades de formação profissional realizadas pelo SENAI-SP, estimulando assim seus trabalhadores a se inscreverem em programas de formação profissional mantidos pela instituição.
O diretor executivo e jurídico do Sincobesp, Osmar Spinussi Júnior, afirmou que está a inteira disposição das empresas do segmento para receber sugestões que possam contribuir para o desenvolvimento profissional do setor de reciclagem de proteína animal, comprometendo-se a levar todas elas a discussão junto ao CONSELHO CONSULTIVO SETORIAL, destacando ainda a importância da iniciativa do SENAI-SP:
“A brilhante iniciativa de criação dos Conselhos Consultivos Setoriais é uma eficaz ferramenta de auxílio às indústrias paulistas. Espero estar à altura da nomeação para auxiliar no atendimento das demandas do nosso setor, procurando apontar caminhos e soluções para promoção de uma adequada formação profissional e meios de acesso a novas tecnologias que venham a impactar os atuais processos de produção”, disse Spinussi.
Ele apontou também a existência de uma carência de mão de obra qualificada cuja escassez atinge diretamente a indústria nacional, inclusive o setor de reciclagem de proteína animal, mas salienta que a criação dos Conselhos Setoriais auxiliará na solução do problema. “O projeto tem o objetivo de apontar direções e implementar soluções que contribuam para melhorar a formação profissional dos alunos, preparando-os adequadamente para atender as demandas de um mercado de trabalho que está sempre em evolução. Desse modo, a adoção de novas tecnologias e processos renovados no ambiente educacional voltado à qualificação profissional é algo essencial para evolução da indústria”, conclui.