Aproximadamente 150 lojistas de todo o Brasil prestigiaram evento
A 11ª edição do Projeto Comprador, realizado pelo Sinbi e Sebrae-SP, com apoio da Prefeitura, aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro. A maior rodada de negócios da região noroeste do estado de São Paulo atraiu cerca de 150 lojistas de todo o Brasil, que vieram à Capital Brasileira do Calçado Infantil com o objetivo de realizar excelentes negócios. Patrus Transportes, Travel Time Viagens e Turismo e Brizztech Climatizadores Evaporativos patrocinaram esta edição.
As vitrines das 39 empresas expositoras associadas ao Sinbi realçaram a criatividade do diversificado polo, o que atraiu olhares de lojistas como Henrique Sanches, da LB Shoes, de Manaus. “É a segunda vez que participo e percebo que o projeto cresce a cada ano. Percebo grande investimento na qualidade dos produtos, o que faz de Birigui referencia em calçados infantis”, diz.
O que diferencia a rodada de negócios das demais feiras do setor é o fato de proporcionar estreitamento entre lojistas e fabricantes, visto que as negociações, em sua maioria, são efetivadas com o proprietário da empresa expositora.
A lojista Magda Regina, do grupo Flamboyant, do Mato Grosso, afirma que este é um dos atrativos do evento. “Além disso, olhamos para diversos lançamentos e encontramos ótimos preços”, avalia.
Números
Em termos de negócios, o Projeto Comprador rendeu às empresas participantes R$ 2.704.689,78, aumento de 35% com relação aos resultados obtidos no ano passado. Ao todo, foram comercializados em média 145.043 pares.
Para o presidente do Sinbi, Antenor Marques, o Projeto Comprador é um evento que, além de visibilidade, proporciona novos contatos às empresas. “Diferentemente das grandes feiras, o projeto é focado no lojista, que se sente atraído por nossos produtos e vem disposto a comprá-los. Por isso, Sinbi e Sebrae-SP oferecem estrutura que proporcione comodidade para a realização dos negócios. Inclusive, subsidiamos custos como hospedagem e deslocamento dos primeiros setenta lojistas inscritos. É uma forma de privilegiar nossos clientes”, afirma. O presidente também considera que a vinda de lojistas de todo o Brasil aprimora outros setores econômicos da cidade.
Para Marco Aurélio Rosas, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP de Araçatuba, a parceria com o Sinbi é fundamental para o sucesso do evento. “O sucesso destas onze edições é fruto dessa parceria sólida que volta o olhar ao desenvolvimento das empresas e de todo o polo”, considera.
Expositores
Marcas dos segmentos infantil, feminino e masculino adultos participaram da rodada de negócios. A diversidade de Birigui também foi realçada no showroom do polo, que apresentou produtos de 20 empresas associadas ao Sinbi que não participaram do projeto como expositoras.
A empresária Magda Regina, da Piki calçados, participou pela primeira vez e teve suas expectativas superadas. “Bem mais do que vendas, efetivamos contatos com importantes redes de lojas, levando nossa marca a outros nichos, além de São Paulo, que já estávamos habituados a trabalhar. Ficamos bem satisfeitos e com certeza marcaremos presença nas próximas edições”, comemora.
Luis Fernando Raval, da Zapplin, empresa de calçados femininos, sempre participa do Projeto Comprador. “O evento garante visibilidade da marca, além de estreitar contato com os melhores clientes que existem no Brasil. A parceria Sinbi e Sebrae-SP é essencial, caso contrário, seria muito difícil a participação de micro e pequenas empresas”.
City Tour e palestras
Em parceria com o Departamento de turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócios de Birigui foi oferecida aos lojistas a oportunidade de participarem de um city tour, no qual puderam conhecer pontos importantes da cidade, como a Avenida Nelson Calixto e entidades do Sistema S. Em seguida, visitaram também a empresa Kidy, a fim de conhecer o processo de produção de calçados na cidade.
O Sebrae-SP também realizou duas palestras rápidas com temas de interesse aos lojistas: Talk Show sobre a atual situação do varejo no Brasil e Controle de Estoque.