19ª EDIÇÃO DA TECNOGOLD É UM SUCESSO

Apesar do atual estado de recessão econômica que assola o país, o evento foi um sucesso e registrou um aumento no número de expositores, compradores e visitantes, em relação ao ano anterior. A Feira, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, é uma das mais importantes do setor industrial joalheiro. Além do grande número de visitantes do estado de São Paulo, a Tecnogold recebeu pessoas de vários outros estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

O ciclo de palestras também repetiu o sucesso do ano anterior, apesar de as palestras terem tido tempo reduzido, de forma que mais palestrantes pudessem falar. “O fato de termos incluído as escolas e termos melhorado ainda mais o espaço designer, trouxe um resultado bastante interessante, não só de fluxo, como de transferência de informações e ensinamentos. Auditório com boa participação de público em todas as palestras confirmou a aprovação da mudança, ”, afirmou Aliomar Nogueira Teixeira, presidente do Sindijóias.

A designer de joias Alba Pismel afirmou que a feira traz “inovações, máquinas, para justamente aumentar a produtividade. Pena que em um momento tão recessivo as coisas se complicam, mas isso não quer dizer que vai permanecer para sempre, mas eu acho que é uma iniciativa legal, porque é muito disperso o mercado, apesar de ser um nicho pequeno, ele é disperso do ponto de vista da informação”. Complementou dizendo que é interessante ter eventos desse tipo, porque agrega informações em um único lugar, o que torna possível ver novidades, avaliar, fazer planos diferentes em função dessas novas informações.

Octavio Camargo Schichi, Engenheiro de P&D, da Höganäs, acredita que esse “é um segmento que dificilmente cai, não tem uma baixa apesar do momento mais complicado do país, mas realmente você vê que a procura é grande”. Ele afirma que a feira também é um grande ponto de encontro do setor, onde é possível reencontrar conhecidos e amigos, e um espaço para discutir melhorias que podem beneficiar o setor nos próximos anos.

“Parece que a Tecnogold acaba com a crise no Brasil, porque, no momento que começa a Tecnogold ninguém mais fala de crise. Então, dá uma impressão de que nós somos uma ilha dentro desse país com tanta coisa que vem acontecendo. A gente sabe que toda essa situação política e econômica influencia todo o mercado, tanto o produtor de máquinas como o fornecedor para indústrias, como a própria indústria joalheira e o mercado joalheiro como um todo, mas a gente vai conseguir superar isso e dias melhores virão pra todos”, finalizou o presidente do Sindijóias.

 

Comentários não são permitidos.