O governador Geraldo Alckmin visitou a Couromoda 2015, hoje pela manhã. Após uma rápida conversa com a direção da Feira, o governador seguiu em visita aos principais estandes, com destaque para os polos calçadistas, Birigui, Jaú e Franca. Ele também proferiu algumas palavras no lançamento do Projeto Brazilian Footwer, da Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados).
No estande do Sinbi o governador foi recebido pelo vice-presidente Sérgio Gracia, que falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido no polo de Birigui e a importância desse trabalho, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte.
O governador cumprimentou os lojistas e parabenizou a todos pelas coleções. Mesmo reconhecendo que será um ano difícil, Alckmin acredita que é possível buscar alternativas para o setor, sempre focado em inovação e qualidade. “Os polos de Birigui, Jaú e Franca são especializados e possuem alta tecnologia. Reúnem muitas empresas, geram muito emprego, vão desde pequenas empresas até grandes. É uma tradição de qualidade e inovação”.
Segundo Alckmin, o governo de São Paulo vem atuando diretamente junto ao setor, quer na questão tributária, com a redução do ICMS de 18% para 7% na indústria e de 18% para 12%, no atacado; quer na dilação do recolhimento do ICMS para pequenas empresas do Simples Nacional. “Temos ainda os Arranjos Produtivos Locais, um financiamento pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para Núcleos de Competitividade, apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para tecnologia e formação de mão de obra, Fatecs e Etecs voltadas para o setor coureiro calçadista, e crédito através da Agência Desenvolve São Paulo”.