Representantes dos Sindicatos de Birigui, Franca, Jaú e Abiacav discutiram realidade do setor
Aconteceu na manhã de 18 de outubro na sede do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) a reunião do Comcouro (Comitê da Cadeira Produtiva do Couro, Calçados e Artefatos), da Fiesp. O objetivo foi tratar de temas relativos aos interesses das categorias. Representantes dos Sindicatos de Jaú e Franca estiveram presentes. A Abiacav (Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem) foi representada pelo diretor-executivo, Mário Frassati.
O coordenador do Comitê, Samir Nakad, iniciou a reunião dando boas vindas aos participantes, destacando a importância da união das entidades para o desenvolvimento do setor. “Temos uma extensa pauta de ações voltadas ao aprimoramento de nossa indústria paulista”, frisou.
O SindiFranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) foi representado pelo consultor responsável pela implantação da Indicação de Procedência do Calçados de Franca, Maurílio Casemiro Filho, que explicou ao Comitê a iniciativa do polo de Franca que almeja criar a “identidade” do produto local. “O setor calçadista está perdendo sua identidade e isso é extremamente preocupante. Isso acontece porque falta mais cuidado com o maior patrimônio das indústrias: as pessoas”.
Casemiro frisou que a indústria calçadista é a que mais movimenta o PIB de Franca e que, por isso, é preciso desmistificar o setor, dando enfoque aos benefícios que gera para a região. “Por isso enxergamos a necessidade de agregar a origem em nossos produtos como diferencial competitivo, a fim de estimular e gerar mais clientes e negócios”, disse.
O presidente do Sindicalçados Jaú (Sindicato das Indústrias de Calçados de Jaú), Caetano Bianco Neto, falou sobre o PROVAC (Projeto de Varejo Colaborativo), cujos objetivos são: conter custos, evitar locomoções e acessar novas tecnologias. “É um projeto muito bem visto pelo governo estadual, com muitas possibilidades de se transformar em política governamental”, disse.
O presidente do Sinbi, Nelson Giardino, apresentou na reunião as novidades do Comitê Estadual do Calçado, Couro e Artefatos, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. “O Comitê tem como objetivo atender às necessidades da indústria paulista. Estão em pautas diversas necessidades específicas e gerais, que são voltadas ao desenvolvimento”.
Representantes da indústria calçadista de Birigui estiveram presentes na reunião: Ismael Varoni (Tenisport), Fabio Madella (Flib) Claudenir Antonio Detini (Pé com Pé), Ricardo Gracia (Kidy) e Juliano Felipini (Biri), Valdir Mestriner (Klin) e Daniel Felipini (Tip Toe). Após a reunião, os participantes confraternizaram em um almoço oferecido pelo Sinbi. Em seguida, conheceram as instalações do Instituto Pró-Criança, o braço social do Sinbi.
A reunião foi muito positiva, pois trouxe temas atuais e de interesse dos polos, além de contar com a participação de diretores do Sinbi. Temas como o projeto de procedência do calçado e o projeto de varejo colaborativo tornaram a reunião diferente daquelas que comumente são realizadas, pois trataram de ideias novas que podemos implementar ao longo do próximo ano em todos os polos. A presença de colegas de Franca, Jaú e São Paulo (Abiacav) mostra que o segmento se interessa cada vez mais em se unir e buscar soluções conjuntas tanto em inovação como em sustentabilidade”, afirma Samir Nakad.
A próxima reunião do Comitê está agendada para 16 de dezembro, na sede da Fiesp, em São Paulo.