PALESTRA ABORDA OPORTUNIDADES E INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS GERENCIAIS

O Sampapão promoveu no último dia 29 de março, mais uma edição do ciclo de palestras em parceria com o Departamento da Micro e Pequena Indústria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O tema central foi “Oportunidades e Inovação nas Práticas Gerenciais”, ministrada pelo professor Edmilson de Lima.

O professor abriu a palestra mostrando que o mundo mudou. Segundo ele, é importante ter o poder de sonhar com aquilo que ainda não existe, de criar algo que ninguém criou.

Para que o negócio acompanhe as várias correntes de evolução é preciso saber porque o cliente parou de comprar, porque ele compra, e ter alguma ferramenta para verificar. Ele ressalta ainda que é preciso acompanhar como está o relacionamento com o mercado. “Não cair na mesmice, avaliar a liquidez financeira, o relacionamento com o mercado e a gestão da incerteza ambiental”.

“Se você confundir tendência com modismo certamente trará problemas”, alerta. O consultor apresentou um vídeo com o que há de mais importante para montar uma padaria. Segundo ele, existem mais de 60 mil padarias no país. É fundamental conhecer seu público alvo, fornecer conveniência, agilidade e rapidez no atendimento, além da localização do estabelecimento.

Segundo ele a tendência é seguir os caminhos, inovar, investir em tecnologia, imagem, treinar pessoal. “Inovar pode ser feito por pequenos gestos. Crie um diferencial para o estabelecimento.Hoje ou você inova ou desaparece”.

O professor afirma que é preciso desenvolver ferramentas estratégicas, ter um envolvimento com a atividade.”Cabe ao proprietário apresentar para os colaboradores quais os planos para aquele ano, explicar o que é a função dele”. Segundo o consultor não existe um modelo de gestão ideal, existem aqueles que vão se adaptar melhor ao seu caso.

A Gestão de processos é importante, porque ela inicia o relacionamento, orienta. É graças a ela que o cliente voltar ou não ao estabelecimento. Outro modelo é a gestão do conhecimento, que visa buscar informações sobre todos os aspectos. “Faz parte da gestão a análise dos indicadores. É preciso estabelecer metas e verificar se elas foram atingidas. O trabalho em equipe também é outro fator importante. É através dele que se desenvolve um ambiente mais sadio”.

Finalizando o professor ressaltou a importância do planejamento estratégico para a sobrevivência da empresa. “Toda a equipe precisa conhecer o planejamento, entender seu papel dentro da empresa. O planejamento precisa acompanhar o empresário durante todo o dia”.

Gestão moderna é buscar algum tipo de alternativa, para traçar um caminho no mercado e persistir. Toda mudança é importante desde que seja planejada, somente assim você conseguira colocá-la em prática, independente do segmento, garante. “O mundo empresarial reserva surpresas. É preciso tomar cuidado com suas iniciativas. A gestão moderna abre oportunidades para você tornar-se competitivo”.

Comentários não são permitidos.