Roberto de Lucena, secretário de turismo do estado de São Paulo, conferiu de perto a Fipan, maior feira de panificação da América Latina.
A convite de Rui Gonçalves, presidente do SAMPAPÃO, sigla que agrega as entidades de Panificação e Confeitaria de São Paulo, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, conheceu de perto as delícias da panificação brasileira na Fipan, maior feira do setor em toda a América Latina.
Além de pessoas envolvidas com panificação no estado de São Paulo, a FIPAN atraiu visitantes de mais de 40 países e teve como expositores empresas da Itália, Holanda, Portugal, Alemanha, China, França e Espanha, o que demonstra a importância do evento também em nível internacional.
Com a casa lotada de profissionais e gestores de padarias, restaurantes e pizzarias, o evento foi um sucesso, com mais de 400 expositores que trouxeram 500 marcas para um público de mais de 55 mil visitantes. “Estou muito feliz por ver o grande sucesso que a Fipan foi, trazendo não apenas pessoas do Brasil, mas de toda a América Látina. Fico muito empolgado de ver a quantidade de negócios que essa feira gera. Isso é animador e tenho certeza que o estado de São Paulo se beneficia muito com isso.”
Em reunião no estande do SAMPAPÃO na Feicon, o presidente Rui Gonçalves afirmou que hoje existem 70 mil padarias no Brasil, com 11 mil localizadas em São Paulo, o que representa 33% do faturamento do PIB da panificação. Os números surpreenderam positivamente o secretário, que lembrou na conversa que “o pão é o alimento mais antigo, mais sagrado e mais democrático que existe e que as padarias são lugares que evoluíram muito ao longo dos anos, sendo possível encontrar nelas grande variedade de pães, pizzas e bolos, bem como pratos tradicionais, como feijoada, peixes e carnes.”
No que se refere ao potencial da panificação no âmbito turístico, os participantes da mesa expuseram ideias de futuras atrações em São Paulo que ressaltem o papel das padarias no dia a dia do estado. Uma das propostas foi a criação de uma “Rota das Padarias”, um itinerário que leve os cidadãos interessados a conhecer padarias de todos os tipos no estado, desde a menor até a maior.
“A ideia é inicial, mas faz todo sentido, já que é exatamente nas padarias que São Paulo se reúne. O paulista ama uma padaria e temos aqui o desenho de um projeto que pode abordar muitas histórias e informações que têm potencial de compor um produto turístico maravilhoso”, finalizou Lucena.