Sindinstalação participa de reunião do Conselho Consultivo Setorial da Construção do Senai

No dia 17 de março, o diretor do SINDINSTALAÇÃO, Marcos Paschotto, marcou presença na reunião do Conselho Consultivo Setorial da Construção do Senai. O encontro foi fundamental para discutir a devolutiva das demandas previamente levantadas em relação aos desafios do emprego no setor da construção civil e para aprofundar a discussão sobre um dos quatro eixos estratégicos prioritários: formação educacional e soluções tecnológicas para o setor.

Durante a reunião, diversos pontos importantes foram abordados, com destaque para as propostas voltadas à qualificação da mão de obra e à adoção de novas tecnologias, que se configuram como pilares para o futuro do setor da construção. Entre os itens discutidos, foi destacado o esforço de trabalhar uma grande campanha de aprendizagem, a ser realizada por meio de um roadshow nas regionais do SINDUSCON. O público-alvo dessa ação são os diretores industriais, com o objetivo de apresentar e incentivar a oferta de cursos de aprendizagem a ser iniciados a qualquer tempo, sem a necessidade de aguardar períodos específicos.

Outro ponto relevante da reunião foi a disseminação de soluções oferecidas pelo SENAI-SP para empresários do setor, permitindo que eles conheçam e utilizem todo o potencial da instituição em prol do desenvolvimento industrial. Dentre as soluções apresentadas, destacam-se:

Aprendizagem Industrial para o Setor da Construção: Incluindo informações sobre as principais habilidades e conhecimentos adquiridos pelos alunos do SENAI, custo do programa, cota de aprendizes, duração do contrato, remuneração do aprendiz, jornada de trabalho e cursos específicos para a área da construção civil.
Programa de Qualificação em Canteiros de Obras: Discussão sobre os principais desafios enfrentados no canteiro de obras e o portfólio de cursos disponíveis, além de como solicitar o programa e as certificações oferecidas.
Jornada de Transformação Digital: Foi abordado o impacto das novas tecnologias no setor da construção, incluindo os principais desafios, o desenvolvimento de fornecedores, as áreas mais afetadas pela transformação digital e as tendências tecnológicas para o futuro da construção.
Além disso, durante sua participação na reunião, Paschotto sugeriu o uso imediato dos cursos gratuitos disponibilizados pelo SENAI-SP para apreciação dos sindicatos, com a intenção de oferecer tais cursos às empresas de forma ágil e eficiente. O sindicato destacou que esses cursos poderiam ser oferecidos prioritariamente para empresas associadas, ampliando o leque de benefícios para os associados e atraindo novas empresas para a filiação.

Outra solicitação do diretor do SINDINSTALAÇÃO foi o fornecimento do número de vagas disponíveis nos cursos, a localização das unidades que oferecem essas formações e o conteúdo pedagógico. Isso permitiria ao sindicato avaliar se os cursos atendem às necessidades reais das empresas do setor.

A reunião foi mais um passo importante para aproximar as instituições de ensino, como o SENAI, e os representantes do setor da construção civil, com o objetivo de criar soluções concretas para melhorar a qualificação profissional e a inovação tecnológica, fundamentais para o crescimento sustentável e competitivo da construção no Brasil.

Comentários não são permitidos.