No dia 17 de agosto, o Sindratar (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo) realizou na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Workshop Como conduzir corretamente a demissão de colaboradores.
Durante a abertura o presidente do Sindratar destacou a preocupação com o momento vivido pelas empresas dos mais diversos segmentos, que inevitavelmente estão tendo que conviver com demissões. “Para que o problema não se torne ainda maior do que já é, as empresas precisam ficar atentas a alguns fatores”, destaca.
Assim como o Sindratar a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), também vem desenvolvendo ações ligadas ao RH. O presidente Arnaldo Basile explicou que essas ações ainda estão em fase de teste, mas que a verdadeira intenção é expandi-las aos associados para que no caso das demissões tidas como obrigatórias, tendo em visto ajustes financeiros e operacionais das empresas, sejam feitas de forma agradável, prezando a relação existente entre o colaborador e a empresa.
O palestrante José Augusto Minarelli começou contando uma experiência pessoal de demissão e ressaltou que o importante é tratar as pessoas com respeito. “Demitir é tarefa do gestor. Demissões mal conduzidas provocam constrangimento e ressentimentos, que podem afetar a imagem da empresa”.
Minarelli diz que é necessário que todas as etapas da relação empresa e colaborador aconteçam da melhor forma possível, sendo assim, com a demissão não é diferente. “Difundir as boas práticas de demissão é ajudar a melhorar a gestão de pessoas, o clima das organizações e melhorar a relação empregatícia, tornando-a um pouco mais equilibrada, justa e adequada aos dias de hoje”, conta o presidente.
O presidente do Sindratar, Carlos Trombini, reconhece que uma demissão tem consequências desde o âmbito familiar até o mercado e ressalta a importância das técnicas expostas no Workshop por conta disso. “Acho que essa é a contribuição que o Sindratar poderia dar para as empresas: como ter um olhar mais abrangente dos efeitos de uma demissão por um procedimento mal planejado.”
Buscando auxiliar ainda mais os sindicatos e associações, para que as empresas tenham um bom relacionamento com os colaboradores desde o início, até o fim da relação, o Sindratar busca desenvolver temas que estão relacionados a recursos humanos, promovendo encontros mensais com especialistas na área, para expor e trocar experiências vividas dentro do meio empresarial.